No último dia 6/02, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, concedeu entrevista no Palácio do Planalto e, dentre os assuntos abordados, estava o eSocial.
Meirelles confirmou que pretende lançar nos próximos meses reformas para simplificar a estrutura tributária brasileira. Isso incluirá medidas de desburocratização do pagamento de tributos, objetivo do eSocial, que unificará o pagamento de 13 tributos e está previsto para entrar em teste em julho deste ano.
Com a data para adequação cada vez mais próxima, as empresas precisam correr contra o tempo para não perderem o prazo e não sofrerem o risco de serem penalizadas.
O ministro explicou que a Receita Federal está trabalhando na simplificação das normas e no desenvolvimento de sistemas que irão acelerar o pagamento de impostos e de contribuições. “A simplificação para o pagamento de tributos é uma medida da maior importância. Hoje as empresas dispendem recursos humanos e técnicos importantes simplesmente para conseguir pagar os impostos corretamente”, disse. O intuito é que o pagamento de impostos possa ser feito de uma forma racional, simples e rápida.

Sua empresa está preparada para o eSocial? Nós estamos! Entre em contato com a Milaneli e prepare a sua empresa para o eSocial.