Aprovada no dia sete de julho, a versão 2.3 do leiaute do eSocial já disponível no item “Documentação Técnica” do Portal do eSocial, ele traz uma série de melhorias e correções, a maioria decorrente das sugestões dadas pelas empresas participantes do trabalho de validação do ambiente de testes liberado para o Governo.

A principal alteração refere-se a exclusão do evento S-2100. Com esta alteração, o cadastramento inicial deverá ser informado por meio do evento S-2200, que passa a ser denominado Cadastramento inicial do vínculo e admissão/ingresso de trabalhador. Outra mudança foi o evento 1295, criado como solução de contingência para o caso de a empresa não conseguir fazer o fechamento dos eventos periódicos através do S-1299.
As demais alterações apenas corrigem descrições e obrigatoriedade de campos e outras são relacionadas a estrutura dos eventos.

O fato deste manual trazer um evento novo e excluir outro não muda sua composição total de 44 Eventos.

Vale registrar que o Comitê Gestor do eSocial esclarece que os testes continuarão sendo realizados na versão 2.2.02, até que uma nova versão do leiaute seja implementada no ambiente de produção restrita – a ideia é sempre melhorar a geração das informações, minimizando o trabalho das empresas e facilitando a organização dos dados pelo Governo.

A aprovação da versão 2.3, de acordo com a Resolução nº 10 do Comitê Gestor do eSocial, foi publicada no DOU de 07/07/2017 e revoga a Resolução CG-eSocial nº 8/2017, que dispunha sobre a versão 2.2.02.

Os grupos de trabalho impulsionados pelo Governo junto a especialistas da área têm aprimorado cada vez mais o sistema de declaração. Quando liberados para todas as empresas, os ambientes de testes servirão como um termômetro para que o Governo verifique se o eSocial está apto a lidar com a complexidade de recepcionar as diferentes variáveis do mercado de trabalho, e para que as empresas possam realmente entender se estão preparadas para lidar com as novas exigências.