A empresa que almeja uma maior produtividade e diminuir custos necessariamente precisa de um planejamento, e nesse planejamento é fundamental constar medidas de segurança que preservem a saúde dos funcionários, uma vez que doenças ocupacionais geram aumento nas alíquotas previdenciárias e processos.

Toda empresa convive com riscos ocupacionais, sendo que eles variam conforme o trabalho desenvolvido. Por isso, prevenir é essencial e os cuidados devem ser tomados por empresas e trabalhadores. Garantir a integridade física e mental dos funcionários é obrigação da companhia, mas também cabe aos trabalhadores respeitar e cumprir as normas e instruções de segurança.

No Brasil, as empresas são obrigadas a implementar o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), que faz a análise do ambiente, apontando os perigos existentes e os que podem ocorrer e, consequentemente, quais medidas corretivas podem ser adotadas para eliminar os riscos ou na sua inviabilidade aderir o uso de EPIs.

Antecipar e reconhecer os riscos que o ambiente de trabalho pode ocasionar é fundamental para adotar ações preventivas, com o FAP Online – software de gestão da Milaneli – é possível mapear o ambiente de trabalho, medindo os riscos, e fazer a gestão dos documentos de segurança exigidos pelo governo.

Estatísticas indicam que cada vez que a empresa investe R$ 1,00 em segurança, ela tem um retorno de R$4,00, logo preservar a saúde dos funcionários, além de garantir produtividade, pode sim indicar um menor custo.

Sua empresa ainda enfrenta dificuldades na hora de inspecionar o ambiente de trabalho? Adquira o FAP Online e proporcione mais segurança para os funcionários e redução de custos para a empresa.