A lista de obrigações do empregador é bem extensa, tanto para fazer valer os direitos quanto para cumprir os deveres que o cercam. Tudo que diz respeito a obrigações fiscais requer muita informação , documentos, acessos e envios em diferentes entidades. Por isso, a fim de evitar ineficiência de processos, o Governo Federal propõe uma nova configuração que permita agregar todas as informações com mais credibilidade em um só ambiente.

O eSocial é uma ferramenta online, que visa ter maior controle e unificar informações concernentes a escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, possibilitando o armazenamento, validação, transmissão e distribuição de informações de forma padronizada.

Desenvolvido com a intenção de tornar mais eficiente o controle e a fiscalização de processos das obrigações acessórias, tal mecanismo oferece funcionalidade, agilidade e automação no envio e transmissão de dados e arquivos. Ganha destaque também o combate à fraude em benefícios e sonegações, o que torna mais eficiente a distribuição de carga tributária.

Referente aos impactos, na verdade, são mais questões de ajustes, pois os empregadores precisam se adaptar ao novo, como por exemplo, utilizar um software integrado que contemple todas as necessidades do eSocial e que atenda as obrigações dos departamentos de recursos humanos, jurídico, contabilidade e financeiro.

A partir do funcionamento do eSocial, cumprir obrigações do Ministério da Previdência Social (MPS), Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE), Receita Federal do Brasil (RFB), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Caixa Econômica Federal, será uma ação mais prática e confiável, pois o cenário proposto tem uma única fonte de informações e medidas, reduzindo as oportunidades de falhas em processos entre empregador e os diferentes órgãos.

A Milaneli tem a solução perfeita para atender essa mudança e tornar o processo de adaptação mais conveniente e tranquilo, entre em contato e se surpreenda!