Data: segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

A nova norma de saúde e segurança ocupacional (S&SO), a ISO 45001, foi aprovada após uma impressionante votação final de 93% pelos Organismos Nacionais de Normalização (National Standard Bodies – NSBs) membros da ISO.

De acordo com o Diretor Técnico da Organização Internacional para Normalização (ISO), Jose Alcorta, a publicação está prevista para março de 2018.

A ISO 45001 baseia-se na mesma Estrutura de Alto Nível que as normas de sistemas de gestão de qualidade e ambiental, a ISO 9001 e a ISO 14001, o que tornará a estrutura e as características padrão familiares a todas as organizações que usam essas normas. A norma ISO 45001 substituirá a OHSAS 18001, que foi amplamente adotada junto a uma série de outras normas nacionais.

O International Accreditation Forum (IAF) elaborou os requisitos de migração com o objetivo de ajudar a preparar as organizações certificadas, os organismos de certificação, os organismos de acreditação e outras partes interessadas a migrar para a ISO 45001. O período de migração será de três anos a partir da publicação da norma ISO 45001.

A Milaneli vê o resultado como uma validação de que a norma é adequada para todas as organizações – independentemente de seu porte ou localização geográfica – e ajudará a integrar a S&SO ainda mais às organizações.

A publicação da ISO 45001 tem uma ressonância especial com a Milaneli, uma vez que as tecnologias que criamos tem como objetivo ajudar a proteger os trabalhadores e a melhorar o desempenho da S&SO em todo o brasil.