A FAP Online oferece gestão completa para atendimento psicológico à distância como alternativa preventiva com garantia de sigilo para empresas

Manter o equilíbrio emocional parece ser um desafio para inúmeras pessoas. O cuidado com as doenças relacionadas à mente é um dos destaques do Dia Mundial da Saúde Mental – 10 de outubro e Setembro Amarelo – 10 de setembro – Campanha de prevenção ao suicídio. Temas que preocupam inúmeras empresas no cuidado com seus colaboradores.

Os dados de homicídios são alarmantes. No mundo, os registros somam mais de 700 mil mortes, segundo a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS, em 2019. 

Leia também: Combate ao Assedio no Trabalho Agora é Função da CIPA

Mais de 1 suicídio por hora relacionada a doenças mentais

No Brasil, cerca de 38 pessoas cometem suicídio por dia. Mais de uma morte por hora, segundo a mesma pesquisa. Praticamente 100% de todos os casos estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente.

Saúde Mental no trabalho

Ainda, segundo a OMS, as situações de competição são as principais causas de estresse associado ao trabalho. Estudos mostram que uma a cada cinco pessoas no ambiente de trabalho podem sofrer de algum problema de saúde mental. Esses problemas vão impactar diretamente no ambiente ocupacional, causando perda de produtividade, faltas, entre outros.

Telemedicina para atendimento Psicológico

Preocupada com a saúde total de seus colaboradores, a MAHLE, empresa líder do setor automotivo, lançou seu programa MAHLE Care. Há um ano a equipe de SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) apostou na prevenção da saúde mental por meio da telemedicina.

No Programa MAHLE Care, todos os colaboradores contam com atendimento psicológico à distância, disponibilizado pela parceira FAP Online, empresa especializada em Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional, com software de gestão, serviços e rede credenciada própria.

“A prevenção e o cuidado com os nossos colaboradores envolvem ações diárias. O atendimento psicológico à distância, oferecido de forma gratuita para todos os colaboradores, sob a gestão da FAP Online, nos possibilitou garantir sigilo dos dados e ética no atendimento”.

afirma Drª Ana Paula Esper, Gerente de Medicina e Saúde Ocupacional para América do Sul, na MAHLE.

Hoje, a multinacional conta com mais de 70 mil colaboradores espalhados em 160 localidades de produção, além de 12 centros de P&D, no Brasil e no mundo.

“A parceria com a FAP Online no atendimento de psicologia à distância foi primordial para promover a saúde emocional dos nossos colaboradores, com cuidado, atenção e prevenção que vai além do trabalho, mas que contribua para a vida pessoal de cada um”.

destaca Drª Ana.

Como funciona?

Os colaboradores que desejam realizar a consulta podem entrar em contato diretamente com a FAP Online, por e-mail, telefone e WhatsApp e agendar a consulta, sem interferência da MAHLE. A gestão é realizada totalmente pela parceira, o que garante compliance.

“A consulta de psicologia via telemedicina atua na prevenção de doenças relacionadas a saúde mental. As consultas podem ser realizadas pelo próprio colaborador e toda a gestão da equipe de psicólogos é realizada por nós, facilitando a implementação desse projeto para empresas de todos os tamanhos”.

explica Eduardo Milaneli, diretor sócio da FAP Online.

O engenheiro de segurança do trabalho acrescenta que todos os atendimentos contam com sigilo necessário, garantindo ainda mais confiança para os colaboradores tomarem a iniciativa de buscarem atendimento, evitando que os problemas com a saúde mental se agravem.

“Os benefícios vão desde a redução de afastamentos até a alta performance do colaborador na entrega do seu trabalho”.

comenta Milaneli.

Balanço dos atendimentos

No período de setembro de 2021 a julho de 2022 foram contabilizadas 580 consultas agendadas, mais de uma consulta por dia. São profissionais de diferentes áreas, desde operacionais a estratégicos administrativos, com idades entre 20 e 50 anos.

O nível de satisfação ao programa é 100% positivo, segundo pesquisa realizada pela FAP Online, entre as pessoas que receberam os atendimentos.

“Os dados são muito positivos, pois cumprimos o objetivo de gerar confiança em procurar ajuda, mesmo que de maneira consultiva, para um autoconhecimento e não apenas para tratar um problema, mas sim prevenir”.

reforça Milaneli.

Sobre a FAP Online

A empresa tua desde 2008 com a plataforma FAP Online, 100% online, para gestão completa de saúde e segurança do trabalho, previdência, e-Social , com assessoria especializada contínua.

Também disponibiliza uma área de serviços para cuidar da saúde e segurança do trabalho, com gestão de prestadores, Telemedicina, atendimento de psicologia à distância e formatação de documentos legais, com profissionais especializados.

Além disso, conta uma rede de clínicas espalhadas em todo o País, para controle das principais informações de saúde ocupacional dos colaboradores.