Rol do FAP 2023

É hora de analisar e fazer a contestação do Fator Acidentário de Prevenção (FAP)

Solicite uma análise e identifique oportunidades de reduzir tributos sobre a folha de pagamentos em 2024!

Reduza o FAP e otimize milhões. Veja como:

Cenário Hipotético – Recolhimentos de RAT por GRAU de Risco

Anualmente, entre o fim de setembro e durante todo o mês de outubro, o Ministério da Economia – ME disponibiliza os resultados do processamento do Fator Acidentário de Prevenção – FAP, com vigência para o ano seguinte (2024).

Também serão publicados os índices de frequência, gravidade e custo, por Subclasse da Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE calculados em 2023, com base nas informações dos anos de 2021 e 2022.

O índice do FAP é um multiplicador que pode REDUZIR ATÉ A METADE ou MAJORAR ATÉ O DOBRO da alíquota da contribuição ao GIIL-RAT, dependendo do desempenho da empresa quanto aos acidentes do trabalho.

Aqui na FAP Online temos especialistas em Saúde e Segurança do Trabalho para realizar a conferência, identificar possíveis inconsistências e fazer a contestação no prazo adequado.

Não perca o prazo!

Apenas neste período Outubro a Novembro, é possível fazer uma análise para verificar a possibilidade de REDUZIR TRIBUTOS sobre a FOLHA DE PAGAMENTOS e realizar a contestação anual.

Se a Receita Federal errou e você não contestar entre o dia 1 e 30 de novembro, sua empresa vai pagar mais imposto do que deveria.

 Preencha o formulário e solicite uma análise

Deixe o operacional com a FAP Online

O que fazemos: Realizamos a estratificação e análise de todos os dados do período (índices de frequência, gravidade e custo, sinistros, tipos de benefícios B91, B92, B93 e B94, CAT com óbito, massa salarial, CPF´s que nunca foram da companhia, benefícios indevidos);

  • Cálculos pertinentes;
  • Contestação Administrativa;
  • Acompanhamento após contestação.

Entendendo o FAP

O Fator Acidentário de Prevenção – FAP é um multiplicador, que varia de 0,5% a 2%, a ser aplicado sobre as alíquotas de 1%, 2% ou 3% da tarifação coletiva por subclasse econômica, incidentes sobre a folha de salários das empresas para custear aposentadorias especiais e benefícios decorrentes de acidentes de trabalho. 

O FAP varia anualmente. É calculado sempre sobre os dois últimos anos de todo o histórico de acidentalidade e de registros acidentários da Previdência Social.

Pela metodologia do FAP, as empresas que registrarem maior número de acidentes ou doenças ocupacionais, pagam mais. Por outro lado, o Fator Acidentário de Prevenção – FAP aumenta a bonificação das empresas que registram acidentalidade menor. No caso de nenhum evento de acidente de trabalho, a empresa é bonificada com a redução de 50% da alíquota.

Como é realizado o cálculo?

Deixe com a FAP Online. Somos especialistas em análise, contestação e gestão de FAP (Fator Acidentário de Prevenção).

Metodologia do levantamento:

RAT= FAP x Alíquota Base

RAT Real = FAP (0,5 à 2,0) x Alíquota (1% à 3%) x Massa Salarial Ano

RAT – Tributo sobre a FOPAG variável de 0,5% a 6% através do FAP;

Tributo majorado ou reduzido pela Sinistralidade de utilização do INSS (afastados).

(Fonte: https://www.gov.br/previdencia)

Deixe com a FAP Online. Somos especialistas em análise, contestação e gestão de FAP (Fator Acidentário de Prevenção).