Empresas terão um ano para se adaptar às exigências da NR-1; guia oficial e grupo de monitoramento devem orientar o processo

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) anunciou que a fiscalização dos fatores de riscos psicossociais relacionados ao trabalho, conforme previsto na Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), terá um período de transição de 12 meses. A norma entra em vigor no dia 26 de maio, mas as penalidades serão aplicadas apenas após 12 meses desse prazo, em 2026, dando tempo para as empresas se adaptarem.

A medida foi formalizada após reunião com representantes do setor produtivo e o ministro Luiz Marinho, que também confirmou a criação de um guia orientativo oficial e de um grupo de monitoramento tripartite.

O que são fatores de riscos psicossociais no trabalho?

Fatores de Riscos psicossociais no Trabalho, são condições organizacionais que podem impactar negativamente a saúde mental dos trabalhadores expostos as mesmas condições de ambiente de trabalho, atividades de trabalhos, Perigos e Riscos no Trabalho. Entre os principais fatores estão:

– Estresse ocupacional excessivo;

– Pressão por metas inatingíveis;

– Assédio moral e sobrecarga de trabalho;

– Ausência de suporte social ou organizacional.

Esses elementos estão descritos no Anexo I da NR-1, que trata da gestão de perigos e riscos no ambiente de trabalho. A norma reforça que todas as empresas devem incorporar na avaliação ergonômica os fatores de riscos psicossociais dentro do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais  (GRO).

Transição atende a pedido do setor privado

A adoção do período de transição foi uma demanda do setor produtivo. Em declaração após o encontro com o ministro, o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, destacou a importância da medida:

“Essa é uma decisão fundamental para que as empresas tenham tempo de se preparar e garantir a segurança dos processos e a proteção da saúde dos trabalhadores”, afirmou.

O governo reforça, no entanto, que a exigência não é nova. Segundo o MTE, a NR-1 já prevê a gestão de todos os riscos ocupacionais — inclusive os psicossociais — desde sua última atualização.

Como se preparar para a nova exigência?

Para ajudar empresas a atender às novas diretrizes, a FAP Online disponibiliza conteúdos técnicos gratuitos e soluções digitais que facilitam a adequação à legislação. Confira os principais recursos:

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 Podcast FAP Online – Saúde Mental no Trabalho

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Gestão de fatores de riscos psicossociais é estratégia de ESG

Empresas que priorizam a saúde mental de seus colaboradores não apenas evitam passivos legais, mas também se destacam em práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança). A gestão adequada dos fatores de riscos psicossociais impacta positivamente:

– O clima organizacional;

– A produtividade;

– O índice de afastamentos por transtornos mentais;

– A reputação corporativa.

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Fontes consultadas

Coluna do Estadão (24/04/2025) – “Governo cede a pressão e fixa período de transição para fiscalizar riscos psicossociais no trabalho” (acessar matéria)

Portal do Ministério do Trabalho – NR-1 e Anexo I – Fatores Psicossociais

Podcast FAP Online – Fatores Psicossociais nas Empresas

E-book FAP Online – Guia sobre Fatores Psicossociais