Atualmente, as empresas podem terceirizar a gestão de Saúde e Segurança do Trabalho, de acordo com Norma Regulamentadora 4, da Lei 13.429/17. Porém, a dúvida é se terceirizar é mesmo o melhor caminho.

Neste texto, vamos pontuar os principais benefícios, desafios e necessidades para implementar uma equipe de SESMT – Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho – qualificada e ajudar a sua empresa a ser mais produtiva, saudável e segura para os colaboradores, além de garantir a sustentabilidade dos negócios.

Vivemos a transformação na relação da prestação de serviços em diversas classes trabalhistas, porém isso ainda não era uma realidade para a Saúde e Segurança do Trabalho. Agora, com a atualização das Normas Regulamentadoras, terceirização de SESMT e a entrada do eSocial SST a governança digital para a ser uma realidade.

A grande transformação é que a percepção de risco das empresas foi exponenciado com a disponibilidade de dados digitais de SST dos colaboradores das empresas para as plataformas do governo. Ou seja, os perigos e riscos, as exposições, os EPIs, os treinamentos, assim como os recolhimentos de aposentadoria especial acabam sendo disponibilizados para o governo em tempo real para fiscalização.

O que antes atingia um nível tático e operacional, agora ganha relevância de nível estratégico para as organizações. Desta forma, presidentes e diretores terão a responsabilidade e envolvimento nas ações e na eficiência dos processos de saúde e segurança do trabalho.

Sabemos que SESMT é um serviço obrigatório em empresas que possuem mais de 20 funcionários, segundo a Norma Regulamentadora NR 4. Esse serviço tem como objetivo prevenir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, garantindo a saúde e segurança dos trabalhadores da empresa. Porém, nem sempre é fácil para as empresas manterem um SESMT próprio, devido ao alto custo e complexidade envolvidos.

É por isso que a terceirização do SESMT pode ser uma solução viável para muitas organizações, pois permite que elas contratem uma empresa especializada em segurança do trabalho para gerenciar todo o processo. Assim, a empresa pode ter acesso a profissionais altamente qualificados nas normas regulamentadoras e nas melhores práticas para garantir a segurança e a saúde dos colaboradores.

Digitalização e Terceirização de SESMT, o que um assunto tem a ver com o outro?

O tema sobre a digitalização da gestão de SST é bastante atual e desafiador, mas extremamente relevante, principalmente para os profissionais de SESMT. Por isso que, ao definir terceirizar ou não o time, é importante entender se a empresa está preparada para digitalizar toda a gestão ou não.

“A digitalização não é mais uma questão de escolha é uma necessidade. O eSocial e as normas regulatórias exigem documentos digitais. Um exemplo é o PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), que já está na palma da mão dos colaboradores e do governo”,

explica Eduardo Milaneli, Engenheiro especialista em SST e presidente da FAP Online.

Milaneli explica que para as empresas que já possuem um time de Saúde e Segurança preparado para as mudanças culturais de digitalização, basta incluir um sistema de gestão inteligente 100% web, onde a gestão poderá atuar de forma mais estratégica.

“Um SESMT terceirizado contribui muito quando a empresa não possui um time preparado para atender as necessidades de compliance digital. Então é possível incluir ou criar um time terceirizado para atender esta lacuna.”, afirma Milaneli.

Ou seja, não basta ter equipe preparada se não tiver uma ferramenta confiável e inteligente, ao mesmo tempo em que não adianta ter uma ferramenta inteligente sem um time capacitado.

“Ao terceirizar um time ou alguns profissionais de SESMT é preciso estar atento na escolha da empresa que irá prestar este serviço. Precisa ser uma fornecedora especializada, que consiga entregar uma suíte de soluções completa, que envolve profissionais treinados e habilitados, com experiência em eSocial, em plataformas digitais e Governança digital de SST.”

Eduardo Milaneli

Um exemplo de fornecedora completa é a empresa FAP Online. Ela disponibiliza o Sistema de Gestão de SST inteligente 100% web – FAP Online, time especializado com experiências em dashboard de indicadores estratégico, tático e operacionais, para entregar o maior valor cultural e de redução de custos e despesas aos clientes, além de rede credenciada, com clínicas ocupacionais em todo o Brasil.

Benchmark sobre a plataforma FAP Online – Veja cases de empresas que já usam o Sistema FAP Online

Benefícios financeiros relacionados ao SESMT

Segundo dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, em 2020, foram registrados no Brasil mais de 1,3 milhão de acidentes de trabalho, gerados em mais de 2,4 milhões de mortes. Isso representa um custo de cerca de R$ 80 bilhões para a economia do país.

Além disso, a falta de cuidado com o SST pode resultar em prejuízos para a empresa, como multas, indenizações trabalhistas e afastamentos de funcionários.

Em 2020, foram gastos mais de R$ 1,5 bilhão com indenizações trabalhistas decorrentes de acidentes de trabalho no país.

Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho

A presença de uma equipe especializada de SST pode trazer diversos benefícios para a empresa. Veja:

Para cada real investido em SST, a empresa pode economizar até seis reais em custos relacionados a acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Organização Internacional do Trabalho

Além de tudo isso, pode aumentar a produtividade dos funcionários, reduzir o absenteísmo e melhorar a imagem da empresa perante a sociedade.

Segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho, empresas com uma boa política de SST são mais valorizadas pelo mercado e têm maior facilidade em atrair investidores.

Benefícios financeiros da terceirização:

  1. Redução de Custos com pessoal – Em primeiro lugar, ela pode reduzir significativamente os custos com pessoal, já que a empresa terceirizada é responsável pela contratação e manutenção da equipe de profissionais.
  2. Aumento da eficiência – Outro ponto é que a terceirização pode aumentar a eficiência do processo, já que a empresa especializada tem uma visão mais ampla e pode aplicar as melhores práticas de forma mais rápida e eficiente.
  3. Redução de Riscos ocupacionais – Um dos benefícios mais importantes da terceirização do SESMT, principalmente para empresas que nunca tiveram um time especializado, é a redução de riscos para a empresa. A empresa especializada em segurança do trabalho assume a responsabilidade pela gestão do processo e pela prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

Precisa de ajuda para montar uma equipe de SESMT? Entre em contato com nossos consultores e agende uma conversa para entender melhor sobre o tema. Clique aqui e solicite um contato.